Por que Bato a Cabeça? Pra Quem? Quando e Como?

       
O procedimento de bater a cabeça, termo que usamos para designar o ato de saudar de forma reverente encostando nossa cabeça no chão.
 
É comum na Umbanda encontrarmos que nem sempre o que se adota em uma casa não tem valia em outra, podendo até ser interpretado como desrespeito ou ignorância. Uma saudação, Respeito, Entrega.
Respeito são algumas das atitudes relacionadas com o ato de bater nossa cabeça. Na maioria dos terreiros batemos nossa cabeça diante do altar saudando Deus, os Orixás e nossos Guias. Em algumas casas se bate a cabeça para o dirigente espiritual e para a tronqueira também.
Bater a cabeça diante do altar é um dos mais importantes atos de respeito dentro do ritual e da casa na qual está, pois é o limiar da entrega do médium que vai trabalhar, estamos nos entregando em uma forma de submissão consentida, porque seremos condutores dos conselhos do astral.
Estamos dando nossa cabeça, o mistério da vida, o que há de mais precioso de nós em prol do trabalho a ser realizado.
Só batemos a cabeça para quem confiamos e amamos, pois neste momento estamos nos doando por inteiro, simbolicamente, por meio de um gesto ritualístico.
Mesmo que muitos sacerdotes e sacerdotisas que não explicam isso para seus filhos, devem procurar explicação e tem que ter a curiosidade para perguntar, ou seja, o porquê que eu faço isso ou aquilo? Qual seu significado?
 
Há milênios que diversos rituais adotam o Bater a Cabeça como símbolo de respeito, adoração e devoção para com o astra
l. Porém a uma diversidade muito grande dentro da nossa amada Umbanda. A gente encontra rituais muito variados a cada dia, inclusive o Bater a Cabeça.
 
Porém, o que vale é o coração, a intenção, é claro tirando alguns exageros que se tem visto por aí. Independente de verdades absolutas, etc. Vale compreender e respeitar a casa que você frequenta e escolheu.
Batemos nossa cabeça em nosso altar e no altar dos terreiros que visitamos como sinal de reconhecimento do Guia Chefe da casa e de todos os demais, quando batemos para um sacerdote estamos reconhecendo sua hierarquia espiritual e sua importância dentro dos rituais.
Nos dias de hoje vemos muitos sacerdotes que fazem certa resistência nesse ato, no entanto é um ato importante tanto para quem está saudando e para quem está sendo saudado, pois nesse momento, o sacerdote pede Deus e seu Guia Chefe que abençoe aquele filho (a), que lhe traga força e proteção.
 
Também em dias “modernos” é difícil ver filhos pedindo benção a seus pais e mães de santo, talvez seja vergonha ou desleixo. Uma coisa é certa, Bater a Cabeça é algo extremamente simbólico e agregador de sentido para nossa religião e nossas vidas, que cada um de nós tenha orgulho de bater a Cabeça e pedir benção para seus dirigentes e para nossa querida e tão amada Umbanda.
Anúncios

2 comentários (+add yours?)

  1. Jose de farias silva
    Maio 31, 2013 @ 13:35:45

    Curto issok

    Responder

  2. Leonidia Freitas
    Abr 12, 2017 @ 20:05:04

    Tudo que estou lendo,valorizo e respeito. Visto minhas entidades com roupas bonitas. Pois só eu e Deus, sabemos o que as entidades fizeram por mim e meu irmão altista até os dias de hoje. Assim como cuidaram e cuidam de mim e de meu irmão Altista. Somos só. Adotei meus padrinhos do congado e minhas entidades, como minha família. Por gratidão, respeito, carinho, fé e fidelidade e com muita alegria, este é meu agrado a todos. 4 anos enfrentando legiões de obssessores, levados através de uma mulher que implorei meu pai para não coloca lá dentro da casa. Vai fazer 2 anos que ela matou ele na magia negra. Mais eu consegui junto as entidades que ele fosse para o lar da Luz. E continuei guerreando junto a Deus e as entidades contra ela e suas legiões. Hoje ela está a caminho da morte. Pois com Deus e o verdadeiro mundo espiritual ninguém pode. A lei do retorno é pesada. Esta é minha gratidão. Não quero me vestir melhor que irmão nenhum no Congado. E tenho a alegria e permissão das entidades. Assim como de meus padrinhos e seus mentores do Congado. Axé.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Orixás e entidades da Umbanda e do Candomblé.

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

Umbanda de Caboclos, Boiadeiros, Pretos Velhos, Marinheiros e todo o seu mistério

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

Ciganos, suas origens e seus mistérios.

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

Mestre Zé Pilintra

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

Rainha Maria Padilha, Exús e Pombo Giras

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

Lendas, Mistérios e Curiosidades da Religião Afro

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

%d bloggers like this: