Encruzilhada- Por Zé Pelintra

encruzilhada Você chegou num ponto da vida em que não vê saída pros seus conflitos? Tá difícil realizar seus sonhos e nada do que faz lhe agrada? Eh, eh… Se acalme, minha irmã, meu irmão… Você agora está no ponto de zerar tudo e recomeçar, pra então chegar onde tanto quer… Parece um beco sem saída… Mas não é. Na verdade, é uma situação que lembra o Ponto de Força chamado de Encruzilhada…

Uma Encruzilhada é o ponto de entrecruzamento de vários caminhos. Funciona como um “portal” de acesso pra caminhos de renovação. Esse “portal” sempre existiu; mas é preciso ir à Encruzilhada pra descobrir… Só que não basta ir à Encruzilhada: é preciso sentir e saber que ali há um fenômeno de entrecruzamento energético que, justamente, cria e abre o portal. Uma coisa que parece longe do nosso alcance e, no entanto, sempre esteve acessível…

Aos olhos de um leigo, uma encruza (de terra, na mata etc.) é apenas um lugar sem maior significado. Mas, para os fiéis da religião, um ato de Fé torna aquilo sagrado. Para o fiel, uma Encruzilhada (Ponto de Força) representa um encontro de Energias Divinas que governam a Criação, dando acesso a realidades mais elevadas e que podem nos curar no Espírito e na matéria.

Ali, os caminhos se cruzam para esgotar negatividades e fazer uma purificação. Esses caminhos também simbolizam a nossa caminhada pela vida, o tipo de energia que vamos criando em torno de nós (por pensamentos, sentimentos emoções, palavras e atitudes). As experiências diárias nos colocam em correspondência com os Caminhos de Evolução que Deus traçou para o Ser humano. Pois se a gente chegou numa “encruzilhada”, num determinado setor da vida, foi por alguma escolha e conduta nossa ligada ao campo da Fé, ou do Amor, ou do Conhecimento etc. De modo que as Energias Divinas descem ali e nos limpam, abrindo novas portas pra nossa evolução…

Evoluímos pelos Caminhos ou Sentidos da Fé, do Amor, do Conhecimento, da Justiça, da Lei, da Evolução e da Geração. Cada Caminho tem uma Divindade Regente, com Suas Forças auxiliares (Entidades e Guias Espirituais). Essa Divindade “analisa” qual tem sido o nosso comportamento nos vários setores da nossa vida, e se algo precisa ser corrigido nesse caminhar (desequilíbrios, cargas negativas etc.). Quando precisamos de uma limpeza profunda e de um redirecionamento, essas Divindades irradiam Suas Vibrações sobre nós, no Ponto de Força da Encruzilhada, pra nos limpar e redirecionar.

A guarda de todos os Caminhos compete à Lei Divina, que traz a Ordem a tudo e a todos. Lei que é simbolizada pelo Sagrado Pai Ogum, o “Comandante” de todas as Forças que servem à Lei de Deus. Um dos braços mais imediatos da Lei é Exu, que corre todos os caminhos para esgotar os desequilíbrios e revigorar os Seres, levando-os a retomar a estrada da evolução. Por intermédio de Exu, pedimos licença pra entrar naquele Ponto Sagrado e receber as Vibrações da Lei. Colocar-se com respeito numa Encruzilhada é um ato simbólico de pedir a purificação de energias e um redirecionamento na vida. Aí, tudo de bom pode nos acontecer, pois abrimos “a porta da solução”… Enfim, os caminhos da nossa vida também “se cruzam” num determinado ponto, nos apertando e acuando, justamente pra nos revelar “a luz no fim do túnel”…

Eles se cruzam para uma revisão dos valores que recolhemos até ali, nos vários setores da nossa vida. Isso nos leva a compreender a necessidade de renovação, de fazer uma limpeza profunda, para reter somente o que nos é benéfico. No final, o que fica circulando em torno de nós é um braço forte de Energias que nos revigoram e nos redirecionam pra um “renascer”… No meio do processo, o entendimento da pessoa “escurece”… Ela sente que está sendo “atravessada” por forças que parecem opostas, ela se confunde e não sabe pra onde vai…

Porém, se tiver a coragem de observar o que está lhe acontecendo, com inteligência e humildade, vai chegar ao momento de entender e, finalmente, de tirar bom proveito daquilo tudo.  Vai depender da sua atitude: ela enxerga aquilo com “olhos de leigo”, ou ela tem a atitude de “um fiel”? Como fiel, entenderá que não foi “por acaso” que entrou naquela “encruzilhada” e sim, por uma providência da Lei Divina que veio em socorro dela, com todas as Suas Milícias! Porque a Lei de Deus não erra o alvo e nem “a dose do remédio” necessário pra cada um de nós; e olha por nós em todo tempo e lugar! Ela nos traz o auxílio da nossa família Espiritual, formada por nossos antepassados diretos e pelas Entidades e Guias Espirituais que colaboram de forma permanente para o progresso e bem-estar Espiritual e material da humanidade. Os “apertos” que a gente passa de vez em quando são os alertas das Forças Espirituais que velam pela nossa segurança e equilíbrio.

Se a coisa “apertou” demais pro nosso lado, é sinal de que precisamos parar e repensar a vida… Muita gente acha que está sendo “vítima de feitiçaria”. Pode ser. Mas geralmente o “feiticeiro” é a própria pessoa agindo contra si mesma: mantendo sentimentos e pensamentos negativos, sem dar amor pra si e pros outros, alimentando crenças destrutivas e envenenando a própria vida, correndo na direção de um abismo que ela mesma escolheu criar…

Seja como for e por qual motivo for, no instante em que chegamos a “uma encruzilhada na vida”, precisamos compreender que chegou o grande momento da Cura e da Renovação. A Lei Divina veio nos socorrer e livrar de um mal maior; é o momento da nossa libertação! Vamos procurar aceitar aquilo. Depois, é abrir o coração e a mente pra receber a Ordenação dos nossos caminhos. Porque “o Espírito de Deus sopra em toda parte”…

A Lei, que representa um dos instrumentos da Vontade de Deus, desce e reina onde é preciso; e daí Ela traz também a Justiça, o Amor, o Conhecimento (um entendimento mais claro sobre o significado da Vida), a possibilidade concreta de mais Evolução e, finalmente, a Geração do alimento mais saudável e adequado pro nosso Espírito e o nosso corpo.  Quando aceitamos “o corretivo”, tudo fica mais fácil.  

Então, a nossa Fé se ilumina, e ficamos prontos pra receber mais Bênçãos de todas as Vibrações Divinas, que vão nos conceder toda a força, coragem e determinação necessárias pra seguirmos em frente. Daí em diante, estamos por nossa conta… Podemos “errar” de novo, chegar noutra “encruzilhada”, mas já sabendo que haverá uma saída para a Luz. Isto é crescer, aprender, evoluir…

Não existe “fórmula mágica” ou “receita pronta” pra isso; cada um vai descobrir por si… Mas há um princípio comum pra todos nós, que passa pelo entendimento de que a Vida Maior não atende a caprichos, por mais que a gente teime… A Vida leva em conta as necessidades superiores do Ser Espiritual que nós somos. Nossa alma tem um roteiro Eterno pra cumprir e que precisa ficar a salvo das nossas ilusões.

Da mesma forma que os pais não permitem que seus filhos pequenos se empanturrem de doces e rejeitem outros alimentos indispensáveis ao seu crescimento saudável, também a Vida Maior barra nossas atitudes impulsivas e ilusórias. Por “Vida Maior” entenda-se “o Olho de Deus” pousado sobre a Criação; “o Grande Arquiteto do Universo” trabalhando pela preservação e evolução de tudo e de todos; etc.

Não importa como a gente queira chamar. O importante é reconhecer que a nossa vida não se resume a um corpo que tem fome e sede; que somos mais que isto; que nascemos e renascemos, pois somos eternos; e, sendo eternos, nada, e ninguém pode nos derrotar!… Nenhum problema ou dificuldade há de ser motivo pra nos sentirmos derrotados. Com inteligência e bom senso, pesando e medindo cada obstáculo, vamos ultrapassá-lo. Nada de amontoar coisas, de somar tristezas antigas e atuais, e sair carregando um fardo pesado e insuportável…

Então, agradeça pela “encruzilhada de vida” em que se encontra, saudando o Divino ali Presente e depositando ali o seu fardo… E se renove… Abra os olhos praquele “portal” que surge e siga por ele, de cabeça limpa e alma renovada… Preserve suas forças, já sabendo que outras “encruzilhadas” virão, mais dia menos dia… Mas aí você vai estar mais treinada (o) e preparada (o)…

E se precisar de ajuda, conte comigo, pois também tenho passado por “encruzilhadas” e procurado aprender; então podemos nos ajudar… E não se esqueça de agradecer às Forças que guardam todos os caminhos pra gente andar em paz e ter bom proveito na caminhada…

Caminhe pedindo a Bênção de tudo o que lhe acompanha e serve: a família, os amigos, a água, a comida, a roupa, o teto, a saúde, o trabalho, e até mesmo os adversários e as dificuldades que desafiam sua perseverança e inteligência. Agradeça e peça Bênção pra tudo, de modo que você alimente seu Espírito e seu corpo só de Bênçãos… Traga Bênçãos pra sua vida… Transforme os caminhos mais duros numa Encruzilhada de Luz…

Salve suas forças! Axé!

(Zé Pelintra, 23/10/2012.) Escrito  por Maria de Fátima clique aqui

Anúncios

1 Comentário (+add yours?)

  1. lista de emails
    Fev 05, 2013 @ 14:21:50

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Orixás e entidades da Umbanda e do Candomblé.

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

Umbanda de Caboclos, Boiadeiros, Pretos Velhos, Marinheiros e todo o seu mistério

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

Ciganos, suas origens e seus mistérios.

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

Mestre Zé Pilintra

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

Rainha Maria Padilha, Exús e Pombo Giras

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

Lendas, Mistérios e Curiosidades da Religião Afro

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

%d bloggers like this: