Exú Pimenta

Exú bastante emergente no movimento atual de Umbanda, suas falanges crescem a cada dia, aumentando e solidificando seu poder de abrangência e atuação. De personalidade forte e irreverente, possui uma língua deveras afiada, sempre pronto a salpicar-nos as verdades que teimamos em esconder. Carismático e sedutor, contudo, suas palavras tem o poder de atingir-nos sem machucar, de conscientizar-nos sem nos reduzir a auto-estima. Em resumo, ele tem o dom de falar na lata o que não queremos ouvir e a gente ainda agradece.

 

Viveu na Europa entre 1420 e 1480 mais ou menos, estabelecendo-se em Portugal, muito embora, acredito, não tenha nascido nesse país. Enriqueceu como comerciante, usando de seu raciocínio rápido e habilidades retóricas. Passou, assim, a fazer parte da nobreza, frequentando a corte, período em que constituiu carmas relativos ao uso desvirtuado do dinheiro e do poder adquiridos. Segundo ele: “Errei, penei, aprendi, compreendi, me transformei e venci. Hoje trabalho, sem reclamar, ajudando idiotas como aquele que eu fui”

 

Sr Pimenta é um Exú ligado, essencialmente, ao elemento fogo. Os outros Exús costumam chama-lo de “O Ardido”. Essa ligação com a energia ígnea, dizem, associa-o ao Orixá Xangô, mas pessoalmente desconheço se essa afirmação é procedente. Um de seus parceiros inseparáveis é o Sr Exú Pinga Fogo, a quem atribui o destino daqueles trevosos vencidos que, orgulhosos, rejeitam suas ofertas de paz. Também se associa aos demais Exús do fogo, como Sr Exú Brasa, Sr Exú Bara, entre outros.

Para realizar seu ofício de guardião, utiliza-se de armas diversas, a exemplo dos muitos e afiados punhais que carrega ocultos por trás de seu fraque bordô. Quando em demanda, apresenta-se acompanhado de enormes cães negros, nada amigáveis, semelhantes a rottweilers, mas de olhos vermelhos como o fogo.

Duas coisas irritam sobremaneira Sr Exú Pimenta: falta de respeito com os Exús por parte de nós encarnados e espíritos trevosos que utilizam o nome Exú para arriarem em terreiros. Não gosta de brincadeiras e pode se tornar verbalmente muito agressivo se defrontado com algum tipo de desrespeito. Quanto aos falsos Exús, costuma ser implacável e demonstra prazer ao derrubá-los.

 

Não obstante essa personalidade forte, e suas alterações de humor a depender do teor dos trabalhos que realiza, Sr Pimenta é, de maneira geral, um espírito muito alegre e irreverente. Tanto que quando chega no Terreiro, através da incorporação, a primeira coisa que faz é, invariavelmente, abrir um longo sorriso.

Exu Pimenta: especializado na elaboração da química e dos filtros de amor. Dá o verdadeiro segredo do pó que transforma metais. É reconhecido quando incorpora por um forte cheiro de pimenta que exala.

12 comentários (+add yours?)

  1. sueli
    Fev 08, 2013 @ 14:10:17

    quem é a muher do sr exú pimenta gostaria de saber e quem é a dama da noite e pombo gira do fogo

    Responder

  2. Ronaldo L. Souza
    Maio 14, 2013 @ 14:54:22

    Exú Pimenta, agradeço por tudo o que faz por mim, e pelas pessoas que estão ao meu redor. Ronaldo

    Responder

  3. Raphael Junior
    Maio 17, 2013 @ 07:57:03

    Fui informado em um terreiro aq de minha cidade ( Esmeraldas MG ) q eu tenho como meu EXU, o sr ZÉ PIMENTA, e eu gostaria de saber se este Exu é e pode ser conciderado o mesmo EXU PIMENTA??? Uça vez q fiz várias pesquizas e ñ encontrei nada falando a respeito. Desde já agradeço.

    Responder

  4. auxiliadora maria miranda
    Jun 07, 2013 @ 04:59:54

    eu queria muito uma coisa que meu marido jose henrique de sena
    aparecese aqui na minha casa voltase pra mim eu seria a mulher
    mais feliz sera que e posivel exu pimenta

    Responder

  5. auxiliadora maria miranda
    Jun 07, 2013 @ 05:02:13

    adorei tudo que vi e li gostei demaim

    Responder

  6. Rosiane
    Ago 12, 2013 @ 00:04:15

    Salve sr exu pimenta agraço por existe na minha vida laroe exu.

    Responder

  7. Mariana pereira
    Fev 19, 2014 @ 19:49:45

    salve meu sr exum pimenta. hj entrego em ssuas mãos meu pedido, ouve meu sr e me entregar meu amor

    Responder

  8. daniela
    Mar 07, 2014 @ 22:02:16

    Exu pimenta entrego em tuas mãos todos os meus pedidos entrega meu amor de volta pra mim traz ele pra mim novamente…

    Responder

  9. Rosiane
    Maio 25, 2014 @ 22:37:48

    Nossa sem palavras para exu pimenta basicamente em minha vida me ajudou muito sou muito grata a ele laroe meu velho salve suas forças.

    Responder

  10. AKMO
    Jul 28, 2014 @ 09:08:59

    Exu pimenta, confiando em você peço que o trabalho feito seja concretizado. Desde de já agradeço pela ajuda!

    Responder

    • bezerra
      Ago 08, 2014 @ 06:19:30

      Ok,um dos exús Pimenta está encarnado(catiço),vive no interior de SP,trata de pessoas através de sua cultura e acões dirigidas aos encarnados que atravessam dias difíceis na saúde,vícios e problemas sérios na vida pessoal.Recolhe esses e os trata pessoalmente ,sempre dentro de disciplina e respeito aos desorientados..

      Laroyê Amojubá

      Responder

  11. bezerra
    Ago 08, 2014 @ 06:29:36

    Prezado AKMO,antes de concretizar seu pedido,seja merecedor através de atitudes com seu próximo,após ,serás merecedor e uma enorme vibração do Pimenta ,será dirigida especialmente a você ,ascenda uma fogueira em seu quintal e sentirá um arrepio em seu corpo- é a presença dele ao seu derredor ,vibrando p/você.

    Responder

Deixe uma Resposta

Orixás e entidades da Umbanda e do Candomblé.

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

Umbanda de Caboclos, Boiadeiros, Pretos Velhos, Marinheiros e todo o seu mistério

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

Ciganos, suas origens e seus mistérios.

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

Mestre Zé Pilintra

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

Rainha Maria Padilha, Exús e Pombo Giras

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

Lendas, Mistérios e Curiosidades da Religião Afro

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

