A Inveja

A inveja é a arma dos incompetentes, está presente em nosso cotidiano, nos rondando e não dependa da crença para existir. Ser alvo de inveja ou cobiça nos incomoda muito e algumas vezes até nos faz sentir culpa por nossas conquistas.
Sempre haverá com alguém com inveja do seu carisma, do seu trabalho, de seus amigos e até dos seus bens. É um dos piores sentimentos do comportamento humano.
A pessoa invejosa tem aquela vontade frustada de querer algo que você possui e que ela não tem ou até mesmo querer que você não tenha nada daquilo que possui. 

Quando o invejoso se depara com alguém admirável, seu primeiro impulso é denegrir a imagem daquela pessoa, pois ele não suporta a ideia de que o invejado foi mais agraciado que ele.Ele está sempre preocupado com a vida alheia do que com a sua e não desfruta o que a vida lhe oferece.

A Inveja e a Cobiça

São sentimentos bem semelhantes, no dicionário do Aurélio, a inveja é o desgosto ou o pesar pelo bem ou a felicidade de outrem; desprezar diante do bem de alguém, é o desejo violento de possuir o bem alheio. E a cobiça é o desejo sôfrego, veemente, de possuir bens materiais; é avidez, é cupidez, é ambição desmedida de riqueza.
A inveja é um dos sentimentos mais destrutivos que existem e é um dos mais perigosos pecados capitais, é a tristeza frente ao sucesso do outro. Na verdade, esse sentimento é mais nocivo para quem sente, do que a quem é invejado, é uma enfermidade da alma.
Sentimento torpe e difícil de ser eliminado e que não deixa de ser um vício. A inveja é originada pelo medo, insegurança, orgulho e egoísmo.
Há uma passagem Bíblica que nos revela que por inveja e ciúme Caim matou Abel. E existem muitos com os mesmos sentimentos de Caim, espalhados pelo mundo, precedendo inclusive no mundo corporativo, por ser um espaço competitivo acaba proliferando a inveja.

A Inveja é sempre igual?

Existe a inveja autodestrutiva que é a mais nociva e a criativa, que é a mais moderada, a que encara o outro como um exemplo a ser seguido. Não que a inveja seja algo positivo, mas ela também pode ter o seu lado bom, como uma fonte de motivação onde surge um processo de superação dando estímulo para que a pessoa trabalhe com as suas potencialidades.
Há um pensamento árabe que diz: ” Há dois tipos de inveja: a boa e a condenável. A boa, consiste em, quando encontrares alguém superior a ti, desejares ser como ele: a condenável  consiste em desejar a sua queda”.
Será que “somos condenados viver na escuridão, porque a luz cega os invejosos”?

Esse sentimento mesquinho destruidor da paz tem um efeito devastador. O invejoso pensa: “já que não tenho o que o outro tem, então vou destruí-lo”. A inveja é a mãe do ódio, que causa a alegria com a desgraça do próximo.

Como desarmar um invejoso?

Uma dica é elogiá-lo, é uma atitude simples e eficiente, comente sobre seus pontos fortes, assim você estará neutralizando a pessoa invejosa.

E quando é você o invejoso?

Quando falamos em inveja, sempre mencionamos o fato de estar sendo invejado, o invejoso é sempre o outro, mas e quando a situação se inverte torna-se delicada, pois é um grande desafio eliminá-la. É difícil admitir que sentimos inveja, é algo que camuflamos debaixo de sete chaves, mas quando admitimos, sem culpa, é mais fácil de gerenciá-la. É bom observarmos em nós esse tipo de sentimento para não praticarmos inconscientemente ou conscientemente atos hostis.

Fique alerta quando a felicidade do outro causar desconforto, tristeza ou raiva, porque esses sentimentos vão sendo instalados em nós de forma gradativa. Não é bom compararmos obsessivamente a nossa vida com as conquistas e sucessos dos outros. Temos que crer em nosso potencial, nas nossas virtudes. E principalmente: seja você mesmo! O nosso autoconhecimento ainda é a melhor arma.
O invejoso sente-se inferiorizado mediante a vitória ou conquista do outro, não suportando as diferenças. Há uma frade de Vera Loyola que confirma: “O verdadeiro amigo não é aquele que é solidário na nossa desgraça, mas sim aquele que suporta o nosso sucesso”.
 Para os invejosos, não se deixe contaminar por energias de baixa vibração, pode até espelhar-se nos melhores, mas não supervalorizando-os demais. Bom mesmo é focar-se nos seus próprios objetivos e desejos, desapegando-se da ilusão que o ego impõe. Supere-se!
“Nós existimos não para sermos melhores que os outros, mas para sermos melhores que nós mesmos”.

18 comentários (+add yours?)

  1. lista de emails
    Out 29, 2012 @ 01:35:25

    Responder

  2. lista de emails
    Out 29, 2012 @ 12:44:09

    Responder

  3. lista de emails
    Out 29, 2012 @ 20:43:58

    i like the all pages and all comments. thanks for all!!! regards!!! lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Responder

  4. lista de email
    Out 30, 2012 @ 14:13:26

    Responder

  5. lista de email
    Out 31, 2012 @ 01:05:20

    nice job writing this up in a manner that most people can understand. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Responder

  6. lilamenez
    Out 31, 2012 @ 13:51:32

    Catinha, procuro agradar a todos quando vou postar algo. Muitas vezes as postagens são muito úteis para alguns e nem tanto para outros. Mas procuro agradar a todos. Muito obrigada e volte sempre

    Responder

  7. lilamenez
    Out 31, 2012 @ 13:57:13

    Catinha, a inveja até mata, corrói. Mais tarde postarei mais sobre a inveja. Beijos

    Responder

  8. lista de email
    Nov 01, 2012 @ 13:12:46

    Responder

  9. lista de emails
    Nov 12, 2012 @ 10:25:55

    excellent article. very interesting to read. i really love to read such a nice article. thanks! keep rocking. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Responder

  10. lista de email
    Nov 12, 2012 @ 10:27:06

    Responder

  11. lista de email
    Nov 15, 2012 @ 09:15:32

    Responder

  12. lista de emails
    Nov 16, 2012 @ 13:16:35

    Responder

  13. lista de email
    Fev 25, 2013 @ 00:21:36

    hey there, truly interesting posts you make, just keep up the great work, will be back for more! lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Orixás e entidades da Umbanda e do Candomblé.

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

Umbanda de Caboclos, Boiadeiros, Pretos Velhos, Marinheiros e todo o seu mistério

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

Ciganos, suas origens e seus mistérios.

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

Mestre Zé Pilintra

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

Rainha Maria Padilha, Exús e Pombo Giras

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

Lendas, Mistérios e Curiosidades da Religião Afro

O conhecimento da religião dos Orixás, mostrando lendas, curiosidades e mistérios da nossa religião.

%d bloggers like this: